quarta-feira, 15 de maio de 2013

"Meu reggae é roots, palavras também"




A banda Natiruts, formada por Alexandre Carlo Cruz (guitarra, voz), Luís Maurício (baixo, vocais), Juninho (bateria, percussão), existe desde 1996 e surgiu em Brasília, DF. Com músicas voltadas ao "paz e amor", conquistou fãs por todo território brasileiro.
Era um dos grupos indicados ao prêmio do VMB 2009 pela emissora de televisão MTV, na categoria Reggae, mas no final de agosto solicitou à emissora que retirasse o nome da banda da relação. "É muito importante para nós deixarmos bem claro que não queremos reivindicar, reclamar, criticar ou outra coisa parecida, o prêmio da MTV. Simplesmente a gente não quer deixar que seja formada uma opinião dentro da cabeça das pessoas que fazem e acompanham a banda, de que um prêmio criado por um canal que quase nunca divulga nosso trabalho (o Coca-Cola Zero com o funk foi um pedido da própria Coca-Cola), seja considerado padrão de qualidade da nossa carreira. Porque aí você vira refém" diz o vocalista no comunicado feito à imprensa.
A arte é uma criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura. Os valores nos dias de hoje estão nas cifras, na marca , no status. A indústria cultural não quer saber se a música faz bem para alma de quem ouve, e sim o quanto vai lucrar. Nesse sentido, é notável que, conforme o ibope de certa banda aumenta, por ter ganhado prêmio em uma emissora de TV, com prestigio no país, ela possa se entegrar e ficar alienada ao mercado, que suga qualquer tipo de expressão e valor, que no início do seu trabalho, teve esses como objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário